O segundo item da tríade de sucesso do Design Thinking – juntamente com os fatores humanamente desejável e financeiramente viável – auxilia a saber se o que você oferece aos clientes tem possibilidade técnica de funcionar Texto: Gabriella Collodetti Edição: Camila de Magalhães e Leandro de Carvalho Sabemos que um dos pré-requisitos atrelados ao sucesso de um produto é a sua capacidade de ser humanamente desejável. O conceito, pertencente às lentes da inovação do Design Thinking, faz parte de uma tríade de sucesso (juntamente com o espectro do tecnicamente possível e do financeiramente viável) capaz de avaliar o material e, posteriormente, visualizar a possibilidade do seu êxito. A intersecção dos três pontos citados é determinante para poupar o investimento financeiro e temporal do empreendedor que, consequentemente, resulta em retornos positivos para o negócio. Inicialmente, é analisado se as pessoas querem – e precisam – do produto. Depois, é importante verificar se este material é tecnicamente possível: eis a segunda fase das lentes da inovação. Mayane Burti, mentora da Comunidade Ei e consultora da Fundação Assis Chateaubriand, aconselha o empreendedor a pesquisar bastante para saber se o seu produto alcançou a famosa tríade. Para ela, é necessário sair do escritório e ir a campo, conversar com potenciais clientes e conhecer soluções similares para entender bem o ambiente em que aquele negócio irá nascer e crescer. Às vezes, é preciso pivotar Apesar disso, nem tudo são flores. Mayane ressalta o quão fundamental é desenvolver um processo de aceitação quando as coisas não estão caminhando como o esperado. “O mais duro da fase de pesquisa sobre o negócio não é apenas fazê-la, mas aceitar quando os achados e os dados te mostram que o negócio não vai para frente. Então, se em uma pesquisa sobre um possível produto ou serviço percebe-se que ele ainda não é tecnicamente possível – seja por um impeditivo jurídico, normativo, tecnológico ou outros –, é necessário pivotar”, explica. Neste âmbito, o ato de pivotar refere-se ao empreendedor pensar em novas estratégias, possibilidades e soluções que se enquadrem nas questões desejáveis, possíveis e viáveis para desenvolver o sucesso desejado. Vale lembrar que, no início, é comum que soluções disruptivas – isto é, que rompem o usual – encontrem barreiras iniciais por contradizerem o que havia sido levantado até então. Neste caso, é importante, cada vez mais, sair da zona de conforto para ultrapassar as dificuldades que surgem no meio do caminho. “Como em todo o processo, na lente do tecnicamente possível, deve-se também buscar as soluções mais simples e de menor custo que possam atender às necessidades do negócio, para que ele se torne financeiramente mais viável e sustentável”, complementa a mentora. Testando seu produto A principal ferramenta para desenvolver um produto tecnicamente possível, como já frisado por Mayane, é a aposta na pesquisa. Mergulhar no objeto a ser pesquisado para que haja melhor compreensão do universo onde o empreendedor irá inserir o seu negócio é de extrema relevância para saber onde mudar e no que melhorar. “Uma pesquisa bem feita, associada a entrevistas de campo e mesmo a experiências como safári - em que o pesquisador simula um dia na vida de seu usuário para perceber pontos de dor e possíveis soluções – podem ser ótimas estratégias para analisar não somente se a solução é desejável, mas também as possibilidades técnicas de desenvolvê-las e dos seus clientes a utilizarem”, pontua. Alguns frameworks: Ferramentas que você pode usar Perguntas cujas respostas podem te ajudar a descobrir se o seu produto é humanamente desejável*:
Sobre a Comunidade Ei! A Ei! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação é uma iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand, que busca desenvolver pessoas, ideias e negócios, nos ambientes digital e presencial, de um jeito vibrante e inspirador. Apostamos no empreendedorismo como ferramenta para inclusão, transformação e mobilidade social. A partir de 2020, nosso foco é o empreendedorismo feminino. Por meio da educação empreendedora de base, nosso desafio é apoiar uma nova geração de mulheres empreendedoras, estimulando o desenvolvimento de soluções bem estruturadas com um olhar empático, inovador, sustentável e de impacto. Nosso Espaço Ei, que fica no SIG em Brasília, é um lugar aberto para a realização de diversos cursos, workshops e eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade. Quer trazer seu evento ou aproveitar as oportunidades de conhecimento? Acesse www.ei.org.br A Ei! Comunidade de Empreededorismo e Inovação está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi Conteúdos inspiradores no seu WhatsApp Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!
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Agosto 2020
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