• Home
  • Somos Ei!
  • Cursos
    • TODAS ELAS
    • REAGE BSB
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Canal Ei!
    • Downloads
Ei Comunidade de Empreendedorismo
  • Home
  • Somos Ei!
  • Cursos
    • TODAS ELAS
    • REAGE BSB
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Canal Ei!
    • Downloads

Artigo - Empreendedorismo dentro do arco-íris: negócios crescem mais quando abraçam a diversidade

28/6/2020

0 Comentários

 
Junho é o mês do orgulho LGBT¹ e você, pessoa à frente de um negócio, pode fazer muito mais do que pintar a sua logomarca com as cores do arco-íris ou criar um sticker da sua empresa com uma bandeirinha da pride
Imagem
Por Leandro de Carvalho*

Pessoas LGBTI+ têm um significativo peso no mercado consumidor. Estima-se que de 6% a 10% da população brasileira é LGBTI+. Estamos falando de mais de 20 milhões de pessoas que vestem, comem, moram, usam serviços de educação, comunicação, transporte, que buscam opções de lazer e entretenimento, que usam produtos para atender desde suas necessidades básicas às supérfluas e de luxo. Se recortarmos a faixa etária para entre 18-34 anos, o percentual estimado de pessoas LGB (Lésbicas, Gays ou Bissexuais) no Brasil sobe para 28%. É uma grande fatia do mercado consumidor.

Segundo o relatório da LGBT Capital, em 2018 o pink money (ou dinheiro rosa - dinheiro de pessoas LGBTI+) movimentou US$ 3,6 trilhões no mundo. Só no Brasil, foram US$ 107 bilhões, o equivalente a mais de R$ 390 bilhões. É poder de compra suficiente para não ser ignorado por empresa alguma. Além disso, por se tratar de um público com diferentes comportamentos de consumo, estima-se que, neste segmento populacional, os gastos com cultura, gastronomia e viagens são cerca de 30% maiores do que o de pessoas heterossexuais.

Além dos números promissores de mercado, as mudanças no comportamento de consumidores do século 21 também precisam ser consideradas. Millennials (pessoas que hoje têm entre 20 e 36 anos - sim, aquela grande fatia do mercado consumidor) têm um interesse maior em entender o que exatamente estão consumindo e buscam saber quais são as ideias, valores, posicionamento e os processos que estão por trás de uma determinada marca, produto ou serviço. E como essa geração é ligada em causas socioambientais, ela preza por marcas que respeitam o meio-ambiente e os direitos humanos, e estão atentas à diversidade e inclusão.

Atenção aos direitos humanos

E hoje, consumidores estão atentes e se mobilizam contra marcas que não respeitam direitos humanos e o meio ambiente. A Zara, por exemplo, enfrentou uma série de problemas de imagem por conta da compra de produtos feitos com mão-de-obra precarizada. O primeiro caso emblemático de boicote foi no ano de 2014, quando a gigante alimentícia Barilla foi boicotada após comentários homofóbicos do CEO Guido Barilla. 

O prejuízo foi tamanho que a empresa demorou 5 anos para limpar a sua imagem com pessoas consumidoras italianas, incorporando casais homoafetivos em sua publicidade e toda uma infraestrutura empresarial para absorção de pessoas LGBT+ em seus quadros. Estes dois casos demonstram como hoje as empresas precisam superar o discurso vazio e realmente demonstrar o respeito e a inclusão de pessoas LGBTI+. Abraçar a diversidade é imperativo de sobrevivência do negócio.


Para além de consumidores

Mas é necessário pensar as pessoas LGBTI+ não só como consumidoras e sim como parte do sistema produtivo, como pessoas capazes de fazer parte, em todos os níveis, das fases e cadeias de produção de bens e serviços.

Ter uma equipe diversa ajuda a produzir bens e serviços que atendam as necessidades de uma população diversa. Então, ter pessoas LGBTI+ nas equipes das empresas é um passo dado na direção de produtos e serviços que de fato sejam desejáveis por este segmento da população. Quando falamos de diversidade LGBTI+ em produtos, colocar as cores ou o desenho do arco-íris no produto ou na embalagem não resolve. A efetividade da diversidade está em pensar nos desejos e anseios de pessoas que não estão, muitas vezes, em conformidade com os padrões binários de gênero e sexualidade.

Equidade é sobre inclusão, permanência e crescimento

Também não basta se limitar à contratação de pessoas LGBTI+. É preciso criar condições para que essas pessoas de fato façam parte da empresa de forma equitativa. E ser equitativo, em alguns contextos, pode significar a adoção de práticas de inclusão, permanência e crescimento, que vão desde processos seletivos às cegas (sem conhecer fisicamente candidates) até a criação de comitês de apoio e desenvolvimento.

Segundo a Out Leadership, 68% das pessoas LGBTI+ sofrem homofobia nos espaços de trabalho e isso tem um impacto direto na produtividade e na retenção dessas pessoas (muitas delas talentos). Apesar de haver normativa legal, ainda é comum pessoas trans terem problemas com o uso do nome social e com banheiros, casais homoafetivos enfrentarem barreiras para extensão de benefícios aos cônjuges e colegas de trabalho isolarem socialmente pessoas não cisgênerero e/ou heterossexuais.

Criando uma cultura que reconheça e contemple as diferenças

Muitas empresas ainda precisam superar obstáculos de inclusão e ir para além do diversity washing - termo usado para designar a falsa diversidade: empresas que parecem ser diversas, mas nas suas práticas reais não são. Ser diverso e inclusivo requer mais do que colocar a diversidade na publicidade. Diversidade começa dentro, na criação de uma cultura empresarial que reconheça e contemple as diferenças (sociais, de gênero, de raça, etc), que cria as bases para que todas as pessoas do time, sem distinção, possam se desenvolver profissionalmente, desenvolver os seus talentos e dar a sua máxima contribuição para o crescimento do negócio. Em pleno 2021 é preciso entender, de uma vez por todas, que negócios são pessoas e pessoas são diversas.


¹LGBTI+ - Sigla que significa lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros, instituida no Brasil no ano de 2008 durante a 1ª Conferência Nacional GLBT. Hoje em dia é comum ver a sigla LGBTI+, que já incorporou o “I” de Intersexo e o + para representar todas as demais expressões de gênero, condição sexual e afetiva.

OBS: Para ser mais inclusivo, este texto foi escrito com o esforço do uso de pronomes e gêneros neutros.

Sobre o autor deste artigo
Leandro de Carvalho é baiano, morador de Brasília, um internacionalista com pitadas de economista. Regido por Omolu e Oxum, como toda pessoa LGBTI+ é um sobrevivente. Funcionário da Fundação Assis Chateubriand, atua como gerente-geral do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural e como guardião da Comunidade Ei. Também é colaborador da TODXS Brasil, startup social que trabalha pela inclusão LGBTI+ no Brasil.

Sobre a Comunidade Ei!
A Ei! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação é uma iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand, que busca desenvolver pessoas, ideias e negócios, nos ambientes digital e presencial, de um jeito vibrante e inspirador. Apostamos no empreendedorismo como ferramenta para inclusão, transformação e mobilidade social.

A partir de 2020, nosso foco é o empreendedorismo feminino. Por meio da educação empreendedora de base, nosso desafio é apoiar uma nova geração de mulheres empreendedoras, estimulando o desenvolvimento de soluções bem estruturadas com um olhar empático, inovador, sustentável e de impacto.

Nosso Espaço Ei, que fica no SIG em Brasília, é um lugar aberto para a realização de diversos cursos, workshops e eventos que reúnem pessoas que pensam diferente e acreditam no potencial inovador da cidade.
​
Quer trazer seu evento ou aproveitar as oportunidades de conhecimento? Acesse www.ei.org.br A Ei! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação está no Facebook e Instagram, com o perfil @ComunidadeEi

Conteúdos inspiradores no seu WhatsApp
Receba nossos conteúdos de empreendedorismo e inovação no WhatsApp. Salve o número (61) 3214-1059 na sua agenda, mande um Ei pra gente e aproveite os nossos artigos, matérias, vídeos e agenda completa!

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    blog ei!

    Aqui você encontra nossas notícias e conteúdos de empreendedorismo e inovação!

    Histórico

    Agosto 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017

    Categorias

    Todos
    Cursos
    Empreendedorismo
    Eventos
    Inovação
    Notícias
    Startups

    Feed RSS

Imagem

Onde estamos?

SIG Quadra 02, Lote 340
Bloco 1 - Sede do Correio Braziliense
​Brasília - DF | CEP 70.610-901

Fale com a gente!

Telefone: + 55 (61) 3214-1059
Whats App:
​+55 (61) 3214-1059
E-mail: ei@facbrasil.org.br

Siga nossas redes!

Iniciativa:

Imagem
  • Home
  • Somos Ei!
  • Cursos
    • TODAS ELAS
    • REAGE BSB
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Canal Ei!
    • Downloads